FESTA DO PINHÃO

FESTA DO PINHÃO

SALÃO LÉIA

SALÃO LÉIA

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

AMURES PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO



Sensibilizar profissionais de áreas como educação, assistência social, psicologia e cultura para um olhar diferente sobre o patrimônio cultural e histórico da Serra Catarinense. É o desafio que propôs a professora e pesquisadora Eledir Regina do Prado Zanatta, numa palestra na tarde desta quinta-feira (13), no auditório da Amures.
Diante do auditório lotado ela desafiou: “Esse não dever ser visto como um compromisso ou obrigação dos outros, mas especialmente minha enquanto pessoa”. Eledir Zanatta explicou que além do patrimônio material que são os monumentos de pedra e cal, há o patrimônio imaterial que muitas vezes é esquecido. “São as receitas, os saberes e os fazeres que estão se perdendo”, apontou.
Por quase três horas, ela buscou demonstrar que essa “herança”, especialmente a imaterial corre um sério risco de ficar esquecida no passado. “Uma benzedura, por exemplo, é difícil de ser encontrada hoje. Temos o compromisso de preservar esses valores”, destacou. Numa visão ampla, ela aponta ser perceptível que o jovem de hoje está perdendo o elo com sua ancestralidade.
Eledir Zanatta enfatizou que o desafio é fazer com que as pessoas se sintam parte do contexto patrimonial.  Numa pesquisa realizada por ela para edição do livro Educação e Arte: A Interface com o Patrimônio, uma das conclusões é que falta maior valorização do assunto nos bancos escolares.
O que procurou demonstrar a pesquisadora é que o passado está sempre presente no cotidiano e a forma como se deve olhar o patrimônio cultural é que deve ser modificada. Eledir Zanatta fez atividades de dinâmicas, realizou uma oficina e distribuiu livros para o público do evento.
A secretária-executiva da Amures Iraci Vieira de Souza e o assessor de Assistência Social da Amures, Lauro dos Santos agradeceram a palestrante em nome dos 18 prefeitos da Serra Catarinense. 




Oneris Lopes
Jornalista (DRT - 4347/SC) - AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana

Top - Compartilhando nas Redes Sociais

Quem é visto é lembrado

Quem é visto é lembrado

Top - Postagens Populares

Top - Reflexão

Aprendi que o tempo cura, que mágoa passa, que decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora. Compreendi que as palavras tem força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade, que o melhor é ser nós mesmos e que o segredo da vida, é viver!