FESTA DO PINHÃO

FESTA DO PINHÃO

SALÃO LÉIA

SALÃO LÉIA

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Turismo divulga resultado da pesquisa sobre a Festa do Pinhão




“O resultado da pesquisa foi bastante positivo, tendo em vista tudo o que o município passou para a preparação da festa deste ano.” Flávio Agustini

Exatamente 1.058 pessoas foram entrevistadas durante os dez dias da 27ª Festa Nacional do Pinhão, de 29 de maio a 7 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro, para a pesquisa oficial sobre o perfil do visitante. O serviço foi prestado pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Santa Catarina Turismo S/A (Santur).
Foram coletados dados dos frequentadores como residência permanente; origem; gênero; idade; escolaridade; profissão; renda mensal; como viaja; meio de transporte utilizado; meio de hospedagem utilizado; motivo principal da viagem; forma de organização; fator motivador da vinda à festa; visita pela primeira vez ao evento; tempo de permanência; dias de participação; frequência de entrada e saída; retorno na próxima edição; gasto total no município e na festa e avaliação qualificativa referente ao setor gastronômico, entre outros aspectos.
O objetivo é conhecer, identificar e caracterizar o perfil dos frequentadores (visitantes e residentes) para obter uma avaliação qualificativa e efetuar o dimensionamento de público informado. “O resultado da pesquisa foi bastante positivo, tendo em vista tudo o que o município passou para a preparação da festa deste ano”, diz o secretário Flávio Agustini.
As atrações culturais, organização, estrutura e serviços prestados, infraestrutura municipal e a visitação ao Recanto do Pinhão Aracy Paim também foram pautados na pesquisa. “O trabalho foi feito dentro de uma metodologia científica e apontou a ação e percepção do frequentador em relação aos temas elencados. Esses dados servirão para nortear os organizadores com o objetivo de trazer mais turistas, aumentar sua permanência e gasto médio na cidade”, explica Flávio.

Números
Mais de 133 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nos dez dias de evento, e dos entrevistados, a maioria encaixa-se no grupo com idade entre 18 e 25 anos, possuem ensino médio completo e apresentam renda fixa, trabalhando em empresa privada. O gasto médio por pessoa na Festa do Pinhão ficou em torno de R$ 35,72. “O desafio, através desses indicadores, é melhorar os apontados com maior deficiência e potencializar os que foram avaliados de forma positiva”, relata.
O material está disponível no site da Santur e qualquer pessoa tem acesso às informações do relatório. “Essa medida é positiva, pois qualquer pessoa pode acompanhar a evolução do evento em números reais; poderão traçar metas e fazer ações positivas para eventos usando a pesquisa como base e tendo em vista a opinião do turista, podendo avançar nos mais variados itens”, conclui o secretário.


Legenda: O gasto médio por pessoa no evento ficou em torno de R$ 35,72 (Foto: Marcio Avila)

Top - Compartilhando nas Redes Sociais

Quem é visto é lembrado

Quem é visto é lembrado

Top - Postagens Populares

Top - Reflexão

Aprendi que o tempo cura, que mágoa passa, que decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora. Compreendi que as palavras tem força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade, que o melhor é ser nós mesmos e que o segredo da vida, é viver!