Conforme compromisso
firmado na audiência pública que tratou da situação da BR-116 em Lages,
realizada em 10 de agosto na Câmara, o diretor da Autopista Planalto Sul,
Antônio Ribas Sass esteve novamente presente nesta semana no Legislativo
Lageanoapresentando respostas às indagações propostas naquela ocasião e também mostrando mais sobre os
projetos desenvolvidos pela concessionária.
Proponente da reunião de
agosto, o vereador Enio do Vime (PSD) expôs mais uma vez as dificuldades
enfrentadas pela população da Cidade Alta, que carece de melhorias nas marginais da BR-116,
tanto no tráfego de veículos e pedestres, e especialmente na segurança e na
saúde das pessoas. As reclamações com a poeira e a lama no local são
constantes, segundo o legislador.
Lombadas eletrônicas
deverão estar em funcionamento em um mês
Antônio Ribas Sass contou
que a reunião de agosto em Lages serviu para ouvir as necessidade da comunidade
e ver o que era possível ser feito. De cara, ele já apresentou uma boa notícia:
“No dia 16 de setembro tivemos a autorização da ANTT para a instalação das
lombadas eletrônicas em Lages e Correia Pinto, já compramos quatro lombadas e
na próxima semana começa as obras de fundação. Em 30 dias o serviço deve estar
pronto”, disse.
Duplicação da BR-116
Segundo dados baseados em
operações similares da Arteris, a duplicação
da BR-116 resultaria numa redução de 28% no número de acidentes, 68% nas mortes
e 41% de feridos. Um estudo de 2009 do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostra que a redução do custo anual dos
governos em relação a acidentes seria de R$ 37 milhões (cada acidente custa, em
média, R$ 53 mil para casos sem óbitos).
Sobre a duplicação, Sass
afirma que a Autopista tem se reunido com deputados em Brasília para a
autorização da obra e a liberação de recursos e crê que a iniciativa logrará
êxito. Ele disse que a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) tem sido uma
importante parceira para a efetivação deste serviço.
Doação de asfalto
fresado depende de pedido da Prefeitura
Ribas Sass disse que a empresa está à disposição para a
doação do asfalto fresado para o município, basta que a Prefeitura de
Lages, através da Secretaria da Infraestrutura, faça o pedido. Este recurso
pode ser utilizado tanto nas marginais, quanto nos bairros, ficando a escolha a
cargo da administração.
O vereador Enio do Vime
assegurou que vai cobrar novamente à Secretaria de Infraestrutura para a
obtenção deste material. “Foi muito importante este momento com o diretor da
Autopista, e fico contente com o resultado, pelos compromissos aqui firmados.
Agora é insistir em mais propostas que tragam melhorias para a comunidade”,
finalizou o edil.
Mais sobre a Autopista
Planalto Sul – Arteris
O diretor apresentou slides que mostram que a concessionária
administra mais de 3.250 quilômetros em nove concessões no país. São 6.500
funcionários diretos e oito mil indiretos trabalhando em cinco praças de
pedágio (com arrecadação anual de R$ 95 milhões), nove bases de serviço de
atendimento, um centro de controle operacional 24 horas e três estações
meteorológicas.
Há ainda 150 câmeras de
monitoramento e fibra ótica instalada em todo o trecho concessionado. Programas sociais, radares e
melhorias na via resultaram numa redução de 48% de mortes na rodovia no último
ano.
Somente no Planalto Sul,
que envolve os estados do Paraná e Santa Catarina, já foi investido quase R$
1.5 bilhão desde 2008 nos 407 km concessionados. Os municípios contemplados
obtiveram repasses de R$ 55 milhões em ISS, sendo mais de R$ 40 mi no estado
catarinense. Até 2033 o montante previsto em obras, operações e conservação
chega a quase R$ 4 bilhões.
Trabalho social e de
educação são focos da empresa
De acordo com Sass, a
concessionária entende que está inserida na comunidade. Ele citou o trabalho
feito naquela mesma semana com a escola Izidoro Marin em perpassar a
consciência do trânsito às crianças na esperança e certeza de que eles levem
estes ensinamentos até seus pais.
Também falou da parceria
com a Polícia Rodoviária Federal no Cinema PRF, que leva ensinamentos às
crianças em relação ao trânsito. No programa corporativo Projeto Escola, há uma
Minicidade de Trânsito na cidade de Mafra, que é feito com os estudantes e as
escolas interessadas. São computadas ainda 3.700 horas de trabalho voluntário
em asilos e orfanatos.
A campanha Viva Motociclista
já fez mais de 1.100 atendimentos para orientar estes condutores. Outros 2.700
atendimentos foram realizados no Viva Ciclista e no Passarela Viva. Já o Saúde
na Boleia registra mais de 6.500 observações em relação à saúde e a
conscientização com os caminhoneiros.
Há ainda um programa de
monitoramento de ruído e de desmatamento evitado, onde para cada árvore nativa
onde é necessário o corte, são plantadas outras 25 mudas, o qual a empresa
cuida por três anos.
A
empresa também faz o resgate dos animais domésticos nas rodovias, que são
levados às chácaras de lindeiros, uma em cada estado, onde cuidamos deste
animal até o dono buscá-lo. Quanto aos atropelados, são empalhados e levados
para fins de estudo e pesquisa pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da
Universidade do Contestado.
Fotos: Câmara-Autopista/ Elisandra Pandini
Fotos: Câmara-Autopista/ Elisandra Pandini
Everton Gregório
Jornalista - Câmara de Vereadores de Lages
(49) 3251-5416