“Aprendi muito. Coisas simples, mas que
fazem a diferença no resultado final. Percebi que posso melhorar bastante para
deixar meu cliente mais realizado.” Isabel Cristina Lima
Neste ano, 23 estabelecimentos irão
participar do Festival Gastronômico Sabores de Lages, que ocorre em novembro,
organizado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e em parceria do Lages Garden
Shopping. Nesta quinta-feira (22), boa parte desse grupo participou de uma
“clínica de empratamento”, oferecida pelo Sebrae, para saber como fazer a
apresentação dos alimentos de forma que aumente o desejo e impressione os
clientes.
Instrutora do Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial (Senac), a chef Daniela Binatti diz que a clássica frase
“ a comida se come com os olhos” pode representar um conceito da cozinha que
muitas vezes não é percebido e que trata da finalização de um prato. Para ela,
o inconsciente trabalha a todo vapor quando se está diante de uma apetitosa
refeição. “Além da fome, os sentidos são aguçados com alguns conceitos de
finalização e técnicas de decoração”, garante.
É importante que o empreendedor
compreenda a simplicidade do empratamento, e que a apresentação dos alimentos
de forma atrativa lhe trará resultado. “O cliente vai perceber o cuidado, o
requinte e a sofisticação do produto ou serviço ao ser surpreendido, e isso
trará a satisfação”, afirma.
A empresária Isabel Cristina Lima mudou
completamente seu ramo de atuação. Há pouco mais de um ano e meio comanda a
cozinha e um restaurante de peixes e viu nessa área uma grande oportunidade de
negócio. Para ela, estar bem capacitado para oferecer produtos e serviços é
sinônimo de sucesso. “Aprendi muito. Coisas simples, mas que fazem a diferença
no resultado final. Percebi que posso melhorar bastante para deixar meu cliente
mais realizado”, informa.
Sobre o festival
O Festival Gastronômico Sabores de
Lages foi criado em 2014 como uma oportunidade de oferecer ao público a
possibilidade de saborear pratos especialmente preparados para o evento e que
representem a especialidade da casa a preços diferenciados, pensados como
promocionais, confirmando a ação de atrair não apenas os consumidores
habituais, mas principalmente novos clientes.
Legenda: Boa parte do grupo participou
de uma “clínica de empratamento”, oferecida pelo Sebrae
(Foto: Taina Borges)