Na terceira edição do maior evento multicultural de Santa Catarina, o bairro das “Rendeiras” será palco para atrações nacionais, além de muita música e teatro.
A Lagoa da Conceição já é palco cativo da Maratona Cultural de Florianópolis reunindo, todos os anos, um público participativo e diversificado. E nesta terceira edição não será diferente, o bairro ganha ainda mais importância, cedendo seus espaços culturais e recebendo um dos palcos principais do evento.
A programação inicia já na sexta-feira (22), às 20h, na Casa das Máquinas, com o Grupo Magiluth, de Pernambuco, apresentando o teatro “Aquilo que meu olhar guardou para você”, um espetáculo reconhecido nacionalmente e que conta com incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura).
Já no sábado (23), a Lagoa da Conceição como a receber o público a partir das 10h, com a peça “Cenas da Ilha”, do Grupo Pesquisa Teatro Novo, também na Casa das Máquinas. No mesmo local, o grupo pernambucano, Magiluth, apresenta sua segunda montagem, o espetáculo “Um Torto”, às 15h, e, novamente, “Aquilo que meu olhar guardou para você”, às 21h. Para a criançada, tem ainda a contação de histórias com Aline Maciel, Sayonara Salum, Lila Moura e Carina Scheibe, com saídas às 11h e às 16h, na Cooperbarcos.
A música também terá espaço na programação do dia com uma tarde repleta de atrações, com destaque para o samba-rock de Seu Baldecir, a MPB de Caraudácia e os grupos regionalistas de Gente da Terra e Valdir Agostinho e Banda de Bernunça Elétrica. A noite se encerra com uma das revelações da música nacional nos últimos anos, a cantora baiana Karina Buhr, que sobe ao palco da Praça Bento Silvério, às 20h30.
O espetáculo “O Velho Lobo do Mar”, do grupo Trip Teatro de Animação, de Rio do Sul, abre a programação de domingo (24), na Casa das Máquinas, às 11h. Durante a tarde, no mesmo local, o Grupo Magiluth reapresenta os espetáculos ‘Um Torto” e “Aquilo que meu olhar guardou para você”, às 18h e 21h, respectivamente. A partir das 15h, o domingo na praça será musical e eclético, com o rock da banda Enfuga, o forró do Guaypeka, o MBP da Somato e do Karibu, e o folk, com o paulista Thiago Pethit, a tão esperada atração nacional.
Tanto sábado como domingo, no Casarão Bento Silvério, das 10h às 19h, terá a exposição A Ilha dedilhada (Silvana Leal) e Renda-se as Rendas (loja e Rendeiras). E na Galeria Luciano Martins será o endereço para quem quiser conferir a exposição Planète Femmes, realizada pela Aliança Francesa.
A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Co-realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis.