FESTA DO PINHÃO

FESTA DO PINHÃO

SALÃO LÉIA

SALÃO LÉIA

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Chef Junior Costa




Nouvelle Cuisine e sua importante contribuição para a Gastronomia atual. 
Gastronomia ao longo dos anos, foi se desenvolvendo, passando por mudanças e inovações  importantes, e hoje está cada vez mais presente no cenário mundial. Para isso acontecer, foi necessária revoluções como a Nouvelle Cuisine, para chegar ao o que é hoje.
A Nouvelle Cuisine (Nova Cozinha em Francês) foi uma grande revolução na cozinha, que também podemos chamar de inovação.  Ela foi criada e desenvolvida na década de 1970 por Christian Millau e Henri Gault, e influenciada por chefes como Paul Bocuse, Alain Chapel, Jean Pierre Troisgros, Michel Guérard, Roger Vergé e Raymond Oliver.
Esse novo conceito de cozinha não modificou apenas o preparo dos alimentos, foi muito, além disso. A Nouvelle Cuisine é uma nova maneira de cozinhar e apresentar os pratos, levando DELICADEZA, LEVEZA, e ÊNFASEna apresentação dos mesmos.
A elaboração da Nouvelle Cuisine foi rápida, e com o tempo o mundo aderiu o conceito. Inicialmente foi criada para deixar a culinária Francesa mais “livre”.
Esse conceito novo alterou completamente a maneira como se prepara e se apresenta os pratos. Molho mais leves, porções menores, prato individuais refinados e decorativos, sabores naturais, naturalidade ao se montar um prato, cortes menores, mais finos e etc.
As alterações que a culinária sofreu também atingiu a preparação dos alimentos, como: realçar os gostos regionais, redução do tempo de cocção para garantir uma textura ideal e um sabor mais natural, valorização dos ingredientes, uso de temperos mais leves e ingredientes mais frescos.
Em geral, tudo foi sofisticado, inclusive os restaurantes que se tornaram lugares mais limpos e refinados, com um cardápio menor e mais objetivo, preocupados com as restrições alimentares dos clientes, e o principal que é oferecer ao cliente uma comida de qualidade.
O ator de comer, se faz também com os olhos, e a Nouvelle Cuisine proporcionou uma melhora considerável na apresentação dos pratos. A culinária ficou mais leve, e esse era o objetivo dos Chefes de cozinha: aliviar a culinária Francesa dos molhos pesados e gordurosos.
A Nouvelle Cuisine sem duvida revolucionou a cozinha, e hoje em dia o mundo aderiu ao conceito. Hoje a maioria dos restaurantes colocam em prática a Nouvelle Cuisine, e isso é Alta Gastronomia.
Simplicidade, boa apresentação, e sofisticação…essa é a “nova cozinha”, criada nos anos 70, e colocada em prática até hoje.
Jurado na copa Latina Americana em Oaxaca - Mexico

Em Assunção - Paraguai  representando o Brasil




Representando o Brasil na Gastronomia em Valencia na Venezuela






Top - Compartilhando nas Redes Sociais

Quem é visto é lembrado

Quem é visto é lembrado

Top - Postagens Populares

Top - Reflexão

Aprendi que o tempo cura, que mágoa passa, que decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora. Compreendi que as palavras tem força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade, que o melhor é ser nós mesmos e que o segredo da vida, é viver!